terça-feira, 28 de junho de 2016

Mito ou verdade: nos Açores chove todos os dias?


Todos os que já observaram a previsão do estado do tempo para os Açores, sejam residentes, turistas ou curiosos, geralmente chegam a uma conclusão: está sempre nublado e de chuva nas ilhas açorianas. Pois bem, é tempo de investigar se isso corresponde de facto à verdade.

O arquipélago dos Açores situa-se a meio do Atlântico Norte, o que significa que o seu clima é temperado marítimo. Assim, é muito provável que o tempo esteja nublado e que haja chuva, mas também é garantido que a temperatura é amena ao longo de todo o ano.

Contudo, probabilidades não são certezas, e os açorianos sabem melhor do que ninguém que não está sempre de chuva nas ilhas. Veja-se o exemplo em anexo, onde o IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) anunciava períodos de chuva para a ilha do Pico na tarde do dia 12 de junho de 2016.

E como estava o tempo? Aqui surge a novidade: depende da zona da ilha! As imagens (retiradas de SPOTAZORES) mostram o estado do tempo na ilha montanha durante a tarde em questão (à mesma hora), nomeadamente na zona norte e leste (imagem 1 - vila de São Roque do Pico), na zona sul (imagem 2 - vila das Lajes do Pico) e na zona oeste (imagem 3 - vila da Madalena). Como se pode observar, a previsão do IPMA estava correta para a zona sul e oeste da ilha do Pico, mas a norte esteve um magnífico dia de sol!

Moral da história: se o mito é que nos Açores chove todos os dias, a verdade é que o sol também está lá!

Haja saúde!


(imagem 1 - vila de São Roque do Pico)

(imagem 2 - vila das Lajes do Pico)

(imagem 3 - vila da Madalena)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!