quarta-feira, 27 de maio de 2015

Transmaçor vai deixar de escalar o Cais do Pico

(Este planeamento "caiu por água abaixo" e a vila de São Roque do Pico não vai perder a escala da Transmaçor - clique aqui para mais informações.)

A partir de junho, os navios operados pela Transmaçor vão deixar de escalar o porto do Cais do Pico, na vila de São Roque do Pico, passando a operar exclusivamente no porto da Madalena (no caso da ilha montanha).

Segundo os novos horários da Transmaçor para a Linha Verde (que liga as ilhas do triângulo - Pico, São Jorge e Faial) e para a Linha Lilás (que liga as ilhas do triângulo à ilha Terceira), dia 7 de junho será o último dia em que um dos navios operados pela Transmaçor (regra geral o navio Gilberto Mariano) atracará no porto do Cais do Pico. Esta escala apenas repetir-se-á no dia 20 de setembro, ou seja, 105 dias depois!

Ainda relacionado com este assunto, recorde-se que recentemente foi enviada uma carta aberta aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Transporte Marítimo de Passageiros e Infraestruturas Portuárias sobre as ligações marítimas entre a ilhas do Pico e de São Jorge, sendo que até agora apenas um deputado teve a amabilidade de responder, referindo que ia recolher a informação necessária para uma resposta em conformidade com as preocupações apresentadas na carta.

É oportuno referir que há mais de seis meses que os navios operados pela Transmaçor não utilizam a rampa ro-ro do porto do Cais do Pico, devido ao acidente mortal ocorrido neste porto em novembro passado, e por isso a escala na rota Pico - São Jorge tem vindo a ser transferida gradualmente para o porto da Madalena, ao invés de ser utilizado o porto do Cais do Pico.

Contudo, os navios da Atlânticoline (nomeadamente o navio Express Santorini) fazem uso desta rampa ro-ro e continuarão a fazê-lo durante o verão. Isto significa que, para aumento da confusão dos passageiros, sempre que seja a Atlânticoline a substituir a Linha Verde da Transmaçor, então a operação na ilha do Pico escalará o porto do Cais do Pico, caso contrário, será via porto da Madalena. Em suma, está criado um verdadeiro "horror-ário"!

Para demonstrar a irregularidade de horas e portos utilizados na Linha Verde da Transmaçor, apresenta-se de seguida o horário previsto para o próximo mês de junho, onde em 30 dias existem 10 horários diferentes! (7 variações das ligações envolvendo o navio Express Santorini mais os outros 3 casos - escala no Cais do Pico, escala apenas na Madalena e dias com ligações à Calheta de São Jorge.)



Linha Verde - Pico, São Jorge, Faial
(clicar no dia para saber o horário)

Junho
DomSegTerQuaQuiSexSab
- 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 - - - -









Legenda:
  X   = Dias em que as ligações escalam o Cais do Pico
  X   = Dias em que as ligações escalam no Pico apenas a Madalena
  X   = Dias em que há ligações com a Calheta de São Jorge
  X   = Dias em que as ligações envolvem também o navio Express Santorini



Segundo várias notícias [1 / 2], a Transmaçor não utiliza a rampa ro-ro do porto do Cais do Pico porque os cabeços de amarração são diferentes dos utilizados pelo navio Express Santorini. Ressalvando que a segurança das pessoas está acima de qualquer outra coisa, não deixa de ser curioso que se está a falar de uma distância de 10 metros entre o cabeço que rebentou e o utilizado pelo navio Express Santorini, cabeços estes que estão praticamente alinhados, como a imagem seguinte comprova:


Por fim, aqui fica uma fotografia de uma das últimas escalas do navio Gilberto Mariano antes do interregno deste verão, a qual do ponto de vista da rampa ro-ro pode ser descrita como "tão perto mas tão longe"!


Haja saúde!

3 comentários:

  1. uma autêntica vergonha, todo este processo

    ResponderEliminar
  2. Este processo e o antecedente que parece querem passe a esquecimento......

    ResponderEliminar
  3. Aí está o que eu comentei aquando dos comunicados da Transmaçor ? (ainda é ou já
    é Atlanticoline? Quem manda, o sr da horta dos portos ou o sr João Ponte de s. miguel?
    Na altura indaguei pelas nossas autoridades concelhias e de ilha, mas nada disso
    lhes interessa, porque as viaturas oficiais, levam-os a qualquer lado. Por isso os
    "toques", na Madalena ou Cais é-lhes indiferente.
    Cais do Pico! Qual Cais do Pico. O ponto central da ilha, está desviado para o tal
    vértice dos tempos dos srs. defensores da "fronteira". Lembram-se? Naquela
    altura o triangulo era somente horta-madalena-velas. O resto é cantiga.
    Esperem por melhores dias, sentados junto ao D. Dinis...a ver passar navios!
    Haja saúde, porque senão terão de ir de barco e vir de caixão! Entenderam?

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!